Jacareí Rugby vê cancelamento do Campeonato Brasileiro de XV como decisão acertada para 2020



Apesar do cancelamento do Campeonato Brasileiro de XV 2020, o Jacareí Rugby vê a ação de forma correta e sensata da CBRu. O torneio nacional não acontecerá este ano pela primeira vez desde 1964. As disputas iniciariam em abril e encerrariam em novembro de 2020. O Jacareí Rugby disputa a competição desde 2015 e foi o campeão do torneio em 2017.

É um cancelamento que tem um impacto grande no cenário nacional. Porém, é uma decisão de comum acordo e de consenso entre todas as equipes e a mais sensata para o momento. A gente vê o adiamento e o cancelamento de competições em outras modalidades e a gente já esperava algo na mesma linha com o rugby”, disse o coordenador técnico e treinador da equipe adulta, Júlio Faria.

Segundo comunicado da CBRu, um dos motivos pelo qual a opção de cancelamento foi levada adiante foi em razão do cenário de incertezas quanto às medidas de isolamento social e restrição de serviços no combate à pandemia do novo coronavírus. Além disso, o torneio é organizado com investimentos captados por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e a entidade não considera possível executar todos os recursos captados em um calendário menor.

Outro ponto importante é que a abertura das atividades pode variar de estado para estado e isso poderia ser um problema em razão de equipes de diferentes regiões se enfrentarem pela competição.

Esse ano existem muitas incertezas sobre processos. Temos diferentes realidades nos diferentes estados com equipes representantes no torneio nacional. E pode acontecer de algo estar liberado em um estado e no outro não. Isso pode impactar diretamente na tabela do torneio. Então, por um momento, é a decisão mais sensata da Confederação”, analisou Júlio.

Apesar da conquista do título Brasileiro de 7’s, em fevereiro de 2020, referente ao ano de 2019, o Jacareí Rugby vê este ano como um período de provações e dificuldades para o clube. Porém, também enxerga uma oportunidade para estruturar ainda mais a equipe.

É uma leitura negativa para o ano de 2020, porém o momento pede que isso aconteça. Também servirá para que a gente consiga se reestruturar após o processo de retomada das atividades pós-pandemia. Cada clube vai precisar fazer uma avaliação e ver o impacto que isso teve dentro das suas realidades e se ajustar as competições para o ano de 2021. Então, é um tempo que a Confederação proporcionou aos clubes que vai ser fundamental para essa leitura e reestruturação dos clubes de rugby no Brasil”, concluiu.

Além do Jacareí Rugby, o torneio teria a participação de outros 11 clubes: Poli Rugby (São Paulo/SP), São José Rugby (Sao José dos Campos/SP), SPAC (São Paulo/SP), Pasteur (São Paulo/SP), Tornados (Indaiatuba/SP), Curitiba Rugby (Curitiba/PR), Pé Vermelho (Londrina/PR), Serra Gaúcha (Caxias do Sul/RS), Charrua (Porto Alegre/RS), Farrapos (Bento Gonçalves/RS) e Desterro (Florianópolis/SC).

O Jacareí Rugby tem patrocínio de SHA Alimentos, Cebrace - A Marca do Vidro e Sanrad Uniformes de Rugby, incentivo de CCR Nova Dutra, Instituto CCR e Latecoere, parceria com o SESI-SP Jacareí e Prefeitura Municipal de Jacareí, apoio de CNA Inglês Definitivo, Plani, Fisioterapia Mercadante, Core Sport, Tintas Duralatex, Biguetti e Dutrafer, e leis de incentivo Fadenp e Lei de Incentivo ao Esporte.

Siga o Jacareí nas mídias sociais:

Instagram: http://instagram.com/jacareirugby

Facebook: http://facebook.com/jacareirugby

YouTube: http://youtube.com/jacareirugby

Twitter: http://twitter.com/jacareirugby

TikTok: https://www.tiktok.com/@jacareirugby

0 visualização

© 2020 - Associação Esportiva Jacarei Rugby

WANA QUÍMICA.png
Apoiadores:
DURALATEX.png
PLANI.png
PREFEITURA_JACAREÍ.png
Leis de Incentivo:
Core Sport.png
Patrocinadores:
SHA - Logo-1.png
Incentivadores:
Parceiros:
Cebrace.png
image.png